Conhecimento é o que desejo para você em 2015!

A máxima de que quanto mais sabemos menos sabemos, na verdade aflige ou deveria inquietar nossa sociedade.

Antigamente o conhecimento era focado como um relevante instrumento de desenvolvimento pessoal. Atualmente, o individual deve ser substituído pelo coletivo, pela soma dos saberes isolados que geram mais produtividade emanados pelo real espírito de equipe.

De nada adianta ter um talento isolado, se todos os demais membros de um grupo não terem plena noção de seu papel, poder e aproveitar o compartilhamento dos esforços de todos.

Sem querer gerar um momento retrô depressivo, mas na última edição do Mundial da FIFATM, que ocorreu em terras tupiniquins esse ano, tivemos um amargo exemplo quantificado por 7X1, que demonstrou o que uma gestão do conhecimento isolada pode representar ou até mesmo a ausência do processo devido as circunstâncias inesperadas sem tratativas pode acarretar.

Entre tantas listas de desejos e metas a se cumprir em 2015, não esqueça de priorizar a ampliação de seus saberes, seja com a leitura de uma obra literária, com a participação em um curso livre ou a dedicação focada em uma pós graduação, há anos protelada, seja presencial ou via EaD, conforme seu perfil e disponibilidade.

O importante é movimentar-se, integrar a nova ordem da dinâmica corporativa, na qual investir em conhecimento, mas que outrora, propicia elevado retorno. E nada de usar a desculpa do tempo, ou melhor, da falta dele. Com uma boa administração as 24 horas que todos nós temos direito, pode ser multiplicada de forma eficiente e eficaz.

Após essa etapa, imediatamente, inicie a outra: o de compartilhar seus conhecimentos.

Isso irá gerar benefícios não só para nosso mercado, nossos colegas, grupos de trabalho, mas sobretudo para cada um de nós, já que não somos uma ilha e estender a mão para o outro te permite mais estabilidade, conexão emocional e resultados mais exitosos.

Você hoje dá… Amanhã recebe!

Pode até soar como clichê, mas é nessa simplicidade que encontramos a essência da felicidade, pois como seres interdependentes, enxergar o outro como aliado é uma dádiva que só proporciona bem estar e elevada performance, tanto no campo profissional, quanto no pessoal.

Por isso, 2015 tem Tudo para Sermos Felizes…No Plural mesmo, Nada no Singular!

Andréa Nakane é diretora da Mestres da Hospitalidade – www.mestresdahospitalidade.com.br– e tem um imenso prazer em compartilhar ideias, reflexões e novidades com todos os leitores do Diário do Turismo, pois acredita que ao compartilhar,  somos muito mais fortes!